Fechar
GP1

Saúde

Consumir ovos e carne de frango não transmite gripe aviária; entenda

Segundo a OMS, o risco de contaminação por meio do consumo de carne de frango ou ovos é inexistente.

O Brasil registrou recentemente seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial, o que gerou preocupação entre consumidores e trouxe à tona uma dúvida recorrente: é possível contrair gripe aviária ao consumir carne de frango ou ovos? A resposta é não, desde que os alimentos sejam devidamente cozidos.

Segundo autoridades sanitárias brasileiras, organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos estudos científicos, o risco de contaminação por meio do consumo de carne de frango ou ovos é praticamente inexistente — desde que esses alimentos passem por um processo de cozimento adequado. O vírus da influenza aviária não resiste a altas temperaturas, o que significa que alimentos cozidos, fritos ou assados não oferecem risco à saúde.

Foto: RitaE/PixabayGalinhas
Galinhas

Como ocorre a transmissão da gripe aviária?

A gripe aviária é causada por um tipo específico do vírus influenza que circula entre aves, podendo ocasionalmente infectar mamíferos, incluindo seres humanos. A infecção em humanos ocorre principalmente por meio do contato direto com aves infectadas, especialmente quando não há uso de equipamentos de proteção.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão se dá pelo contato com secreções, sangue, fezes ou mesmo com o tecido de aves contaminadas, bem como pela inalação de partículas presentes em ambientes com alta carga viral, como granjas afetadas.

“As pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido — sem o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, roupas especiais ou óculos de proteção”, esclarece o órgão.

Primeiro caso em granja comercial no Brasil

Na sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais, localizada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Até então, os registros da doença no Brasil se limitavam a aves silvestres, identificados desde 2023.

A confirmação do vírus em um plantel comercial é considerada grave, pois pode afetar diretamente a economia do setor avícola, com reflexos nas exportações e nos mercados internacionais.

China suspende importação de carne de frango do Brasil

Em consequência do caso confirmado, a China decidiu suspender temporariamente a importação de carne de frango do Brasil, conforme anunciado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também na sexta-feira (16). A medida, embora temporária, pode gerar impactos significativos, já que a China é um dos principais compradores da carne de frango brasileira.

Não há risco de contrair gripe aviária pelo consumo de carne de frango ou ovos, desde que estejam bem cozidos. A transmissão ocorre por contato direto com aves infectadas ou com ambientes contaminados. O caso recente em uma granja comercial acende o alerta para medidas de controle sanitário e pode ter efeitos econômicos importantes. A recomendação é seguir boas práticas de higiene ao manusear alimentos, evitar contato com aves doentes e manter-se informado por fontes oficiais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
OSZAR »