Fechar
GP1

Política

Confira os nomes que vão disputar a presidência do PT no Piauí

O partido encerrou, nessa sexta-feira (09), o prazo para registro de candidaturas à presidência.

O Partido dos Trabalhadores encerrou, nesta sexta-feira (09), o prazo para registro de candidatos ao cargo de presidente da sigla nas diversas regiões do Brasil. No Piauí, quatro nomes oficializaram a candidatura: o deputado estadual Fábio Novo, o vereador Dudu, o delegado Jetan Pinheiro e Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação do Piauí.

Quatro nomes diferentes, mas unânimes ao afirmar que o principal desafio da sigla está na comunicação — seja para reaproximar o partido das bases que o elegem, seja para “combater a extrema direita”, que tende a vencer a disputa de consciências na internet.

Candidatura de Marcelo Mascarenhas

Mascarenhas, diretor do Instituto Félix Pacheco, por exemplo, afirmou ao GP1, nesta segunda-feira (12), que defende a criação de uma rede de comunicação popular do PT e a criação de uma central de produção de conteúdo para “enfrentar a batalha da comunicação nas redes”.

Foto: Lucas Dias/GP1Marcelo Mascarenhas - Diretor-geral Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco
Marcelo Mascarenhas, diretor-geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco

“O PT do Piauí é organizado em 18 regionais. É preciso garantir a essas regionais as condições para acompanhar de perto a organização do PT no Município. Isso significa garantir estrutura: pessoal e recursos financeiros. O PT não pode ser um partido encastelado na capital. Além disso, é preciso melhorar, e muito, a comunicação do PT. Defendemos a criação de uma Rede de Comunicação Popular do PT, envolvendo os vários atores que atuam sob a ótica da democratização da comunicação, bem como a criação de uma central de produção de conteúdo que possa abastecer a militância e nossas figuras pública com informações e dados para enfrentar a batalha da comunicação nas redes sociais”, afirmou Mascarenhas

Candidatura de Dudu

Durante sua pré-campanha, o vereador criticou fortemente a atual gestão, sob o comando do ex-deputado estadual João de Deus, que apoia a candidatura de Fábio Novo.

Foto: Reprodução/AscomVereador Dudu registra sua candidatura à presidência do PT no Piauí
Vereador Dudu durante ato de registro de candidatura à presidência do PT no Piauí

Para Dudu, “Os petistas não estão satisfeitos com essa gestão do João de Deus e com esse time que está alinhado em nível nacional. A Gleisi [a nível nacional] e aqui o João, [são] da mesma corrente e têm feito uma gestão do PT muito para dentro. É só você ver a gestão da Gleisi lá em cima e você ver a do João de Deus aqui. Você quase não vê a gestão do PT para os petistas. Então, isso aí nós vamos estar discutindo”.

Candidatura de Fábio Novo

O deputado estadual Fábio Novo disputa novamente a presidência do PT no Piauí e é o quadro que mais recebeu apoio de nomes de peso da sigla para esse pleito. Entre seus apoiadores estão João de Deus, atual dirigente do partido no Piauí, o professor Gil Kairós e o vereador Venâncio Cardoso.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Fábio Novo
Fábio Novo, deputado estadual pelo PT-PI

Durante o ato de registro de candidatura, o deputado afirmou que o partido precisa aprimorar sua comunicação nas redes sociais. “As ruas agora são as redes. Então, o PT precisa se reeducar. Cada militante que tem mandato ou não, cada presidente, cada vereador e vereadora nosso, para que a gente possa dominar as redes sociais”, afirmou Fábio Novo em entrevista à imprensa na manhã dessa sexta-feira (9).

Candidatura de Jetan Pinheiro

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Jetan PinheiroJetan Pinheiro é candidato à presidência do PT no Piauí pela corrente Militância Socialista
Jetan Pinheiro é candidato à presidência do PT no Piauí pela corrente Militância Socialista

Por fim, o delegado Jetan Pinheiro também defende um PT mais eficiente em sua comunicação, a fim de combater melhor o avanço da extrema direita. “[O PT] é um partido que cresceu muito, mas, de certa forma, abandonou um pouco a base da militância. Então, essa é uma das nossas propostas. Nós temos que voltar para as raízes. O crescimento da extrema direita está muito forte no Brasil e no mundo, e eu queria focar nesse ponto”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
OSZAR »