O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter salvado o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, de uma morte “horrível e vergonhosa”. A declaração aconteceu nesta sexta-feira (27) na rede social Truth.
A fala do presidente ocorre após autoridades do Irã, incluindo Khamenei, reivindicarem vitória na guerra de 12 dias contra Israel. “Por que o chamado ‘Líder Supremo’, o Aiatolá Ali Khamenei, do Irã, país devastado pela guerra, diria de forma tão descarada e tola que venceu a Guerra contra Israel, quando sabe que sua declaração é uma mentira? Não é verdade”, escreveu o presidente norte-americano.
Segundo Trump, o Irã “foi dizimado” durante o conflito e um outro forte ataque poderia ter acontecido contra Teerã, caso não fosse uma exigência sua. Além disso, o republicano disse que salvou a vida do líder iraniano ao afirmar que sabia onde Ali Khamenei estava abrigado e não permitiria que Israel ou as Forças Armadas dos EUA tirassem sua vida. “Eu o salvei de uma morte muito feia e vergonhosa, e ele não precisa dizer: ‘Obrigado, presidente Trump'”, disse.
Relembre
Em 12 de junho, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã com foco no programa nuclear iraniano. O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, era impedir que o Irã construísse uma arma nuclear. A ação resultou em retaliação, e iranianos passaram a atacar o território israelense.
Ver todos os comentários | 0 |