Neste domingo (18), o Papa Leão XIV recebeu, no Vaticano, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que havia participado horas antes da missa que marcou oficialmente o início do pontificado do novo pontífice.
Zelensky agradeceu publicamente ao papa pelas palavras proferidas durante a missa solene, quando Leão XIV fez um apelo por uma paz justa e duradoura na Ucrânia. “Agradecemos as palavras especiais pronunciadas hoje sobre a necessidade de uma paz justa e a atenção dada à Ucrânia e ao nosso povo. Toda nação merece viver em paz e segurança”, escreveu o presidente ucraniano em suas redes sociais.

“A martirizada Ucrânia aguarda, finalmente, negociações para uma paz justa e duradoura. Imploramos a intercessão de Maria para que nos conceda o dom da paz e o consolo para os que sofrem”, disse o pontífice durante sua primeira mensagem pública. O líder ucraniano também expressou sua esperança de que a mensagem de Leão XIV ecoe entre os líderes mundiais.
Zelensky esteve acompanhado pela primeira-dama, Olena Zelenska, e por membros de sua comitiva, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sibiga, o chefe do Gabinete Presidencial, Andriy Yermak, e o embaixador da Ucrânia junto à Santa Sé, Andrii Yurash.
A presença de Zelensky no Vaticano ocorre poucos dias após as primeiras negociações diretas entre Ucrânia e Rússia desde 2022, realizadas em Istambul, o que reforça o momento de sensível reabertura diplomática.
Ver todos os comentários | 0 |