Raphinha, atacante da Seleção Brasileira e do Barcelona, fez duras críticas ao calendário do futebol internacional nesta sexta-feira (27), durante um evento em São Paulo. O jogador saiu em defesa dos clubes europeus ao comentar o desempenho deles no novo Mundial de Clubes e classificou como injusta a realização do torneio logo após o encerramento da temporada europeia.
Segundo ele, a competição desrespeita o período de descanso dos atletas, o que afeta diretamente o rendimento em campo. “Falando por mim, como alguém que joga fora, na Europa, era para estarmos de férias. Eu estou de férias, e os outros também estariam. Um exemplo: Marquinhos e Beraldo, do PSG, disputaram a final da Champions, mal tiveram tempo de comemorar, foram direto para a Seleção e, depois do segundo jogo, já voltaram para se apresentar no Mundial. Eles não descansaram até agora”, afirmou.

O jogador reconheceu que o desempenho dos clubes europeus no Mundial pode ser visto por alguns como desculpa, mas reforçou que o desgaste físico dos jogadores é real: “Muita gente acha que é desculpa, pode ser, ou não. Mas é fato.” Ele também criticou a falta de tempo para descanso e responsabilizou os organizadores: “Eu acho que a gente ter de abrir mão das nossas férias por obrigação é muito complicado. É direito nosso, todo mundo está de acordo e todo mundo merece ao menos um mês de férias, três semanas que seja.”
Raphinha também criticou a postura da Fifa e das entidades responsáveis pela montagem do calendário, apontando a falta de diálogo com os jogadores. “Ninguém perguntou nada para os atletas. Só definiram as datas e pronto. A gente tem que aceitar e jogar. Estou falando como um jogador de clube europeu. Abrir mão das férias para disputar mais um torneio, sem escolha, é muito complicado”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |